Quando a gente começa um negócio, além de ter anúncios para alcançar mais pessoas e tornar a marca mais conhecida, é preciso pensar numa estratégia para aumentar o número de leads de forma orgânica para não depender do investimento de mídia a longo prazo, ou seja, pensar num caminho para atrair e reter clientes em seus canais, de modo que eles se interessem e se engajem pelo que você está falando.
Isso é possível com o Marketing de Conteúdo. Se você quer saber o que é, qual sua importância e como você pode iniciar no seu negócio, continue a leitura!
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia de produção de conteúdo para gerar tráfego orgânico para sua marca no ambiente digital, seja no blog, e-mail ou redes sociais. É um investimento de médio a longo prazo, logo, deve ser planejada para que contribua com a jornada do seu consumidor.
Por que vale a pena investir?
Vale muito a pena investir em Marketing de Conteúdo porque independentemente do método que será utilizado para a divulgação, você pode explorar conteúdos personalizados e mais direcionados às pessoas que estão em todas as etapas do funil de vendas, onde se encontram os leads mais preparados para a compra do seu produto ou serviço.
Ao atrair e engajar seu público com conteúdos relevantes, que resolvam suas dores atuais, você passará mais credibilidade e conquistará sua confiança aos poucos, fator importante para a tomada de decisão.
Qual sua importância?
O Marketing de Conteúdo é importante para:
Educar seu público sobre você, seus serviços ou temas que tenham a ver com seu nicho
Criar um relacionamento
Fidelizar clientes
Construção de autoridade
Quando devo começar a pensar nessa estratégia?
Logo no início do negócio, comece a pensar nos conteúdos e de que forma você pode ajudar a solucionar o problema de quem o procura. Mas se você já está há um bom tempo no mercado, você pode e deve começar o quanto antes. Lembre-se: é preciso ter recorrência e adequar seu conteúdo ao momento do seu prospect e cliente.
Por onde começar?
Primeiro, você precisa conhecer muito bem o seu público, suas dores e desejos, em quais canais ele está presente, ter conhecimento do assunto que está falando e constância em sua produção de conteúdo. O importante é criar conteúdo que realmente seja interessante para seu público, e não porque você gosta.
Quais formatos posso utilizar?
Blog
Produzir textos relevantes que resolvam o problema atual de quem está lendo.
Nele, é legal ter informações práticas com imagens ou vídeos ao longo do texto para facilitar a aprendizagem e tornar a leitura mais atrativa. Lembre-se de ir direto ao ponto, sem enrolação, para que o leitor consuma outros conteúdos.
Vídeos
Uma boa opção é compartilhar conteúdo no formato vídeo. Diferente do que muitos pensam, para produzir vídeos não é necessário investimento, câmeras profissionais e grandes produções, basta gravar com seu celular e ter cautela no momento da gravação, como escolher um lugar com fundo neutro e silencioso para não atrapalhar seu áudio. Caso queira saber mais sobre edição básica de vídeo, é só assistir aos tutoriais no Youtube.
Redes Sociais
Esteja presente onde seu cliente estiver! Faça pesquisas e procure focar em conteúdos com a linguagem e tom de voz adequados para que seu público entenda a mensagem.
As Redes Sociais são um canal importante para gerar conteúdos e relacionamentos com prospects e clientes. Além disso, caso seu conteúdo seja bacana, ele poderá ser compartilhado com outras pessoas, o que contribui com o alcance de seu negócio.
E-mail Marketing
E-mail marketing não morreu! Com ele, você pode disparar conteúdos para um determinado público, seja para sua base de clientes ou leads gerados por meio de outras estratégias, importante para entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa. Pode ser uma ótima estratégia para o crescimento do seu negócio.
E-books
Para conteúdos mais ricos, longos ou com mais profundidade, você pode investir em e-book. Elaborar um e-book exige muita pesquisa e conhecimento do tema, e contribui com a autoridade e confiabilidade ao seu público.
Webinars
Webinar é uma conferência online ou videoconferência com intuito educacional, e são uma ótima oportunidade para compartilhar seus conteúdos.
Você tem a opção de gravar o conteúdo e disponibilizar a gravação, ou realizar ao vivo, o que é bem melhor, pois possibilita interação e mais proximidade com quem está falando.
E pode aproveitar o conteúdo do webinar para desenvolver posts para suas redes sociais, e-mail até mesmo e-book.
Conclusão
Como você aprendeu aqui, o Marketing de Conteúdo é fundamental empresas que querem atrair e reter clientes. Para isso, é preciso investir em tempo para que você consiga produzir conteúdos relevantes e que realmente contribuam com a trajetória de seu público.
Caso não tenha tempo para desenvolver essa estratégia e colocá-la em prática, uma agência de publicidade pode ser interessante para atingir seus resultados. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp, nós podemos te ajudar: (11) 96952-7031