O coronavírus está trazendo diversos transtornos para todos os setores do mercado e não seria anormal a criação de estratégias para superar essa crise que se instalou em nosso país e no mundo.
As previsões indicam que a crise, além de estar longe de terminar, também gerará perdas enormes: o FMI estima que a economia global deve ter a pior crise desde a Grande Depressão.
Mas quais são as medidas que as empresas devem tomar para que essa crise não se alastre tanto dentro da organização que você faz parte? Separamos dicas de processos de como a gestão de crise pode te ajudar e pontos nos quais você deve se manter atento e como lidar com esse momento.
Monitoração
É super importante que você comece a monitorar o mercado para ver se há alguma mudança que poderá impactar o seu negócio. Porém é de extrema verificar a veracidade das informações, entenda-as e aplicar em seu negócio. Analise diariamente todas as métricas que puder e em todos os lugares que conseguir, esse é o momento de estar mais ligado do que nunca. Comece a acompanhar a sua concorrência, pode ser importante até na hora de adotar novas posturas e comportamentos.
Além do ambiente externo, também é necessário que cada empresa possa acompanhar o que está acontecendo dentro da esfera que está inserida. Reveja e reorganize os seus processos dentro de cada organização. Quais ações você deve fazer para garantir a preservação de seus clientes atuais? Tudo é extremamente necessário para a criação procedimentos eficientes e eficazes nesses tempos de crise.
Transparência
Seja sempre transparente. Pior do que falarem mal do seu produto ou serviço por um problema que pode ser resolvido é ficar com fama de ser uma empresa desonesta. Portanto, não se esconda. Lembre-se: um único post pode deflagrar uma crise. Um aspecto importante do gerenciamento de crise a destacar é que, com uma ferramenta poderosa para o monitoramento de mídias sociais e notícias, é possível fazer a análise de sentimentos e detectar o que de mais negativo está sendo falado sobre a marca. Com isso, ganha-se agilidade para reagir, além de conseguir identificar o que originou a crise para aprender com os erros.
Planejamento
Esse é o momento que nos desafia exigir planejamentos estruturados para reduzir perdas. Portanto, faça uma projeção dos próximos trimestres com receita reduzida e trabalhe em ações focadas para diminuir quedas muito representativas. A recuperação pode não ser rápida, mas com a gestão estruturada é possível visualizar as próximas decisões a serem tomadas. Esse é o momento de entender seus possíveis próximos cenários, mas não esqueça, planeje ações externas e internas.
Responda a todo e qualquer cliente em todos os canais
Um gerenciamento de crise eficiente exige pronta e ampla resposta. Afinal, nem todos os clientes podem ser afetados pela falha, mas serão impactados por saber da situação e, principalmente, o que está sendo feito para resolvê-la. Vale lembrar que uma ferramenta de monitoramento eficiente, inteligente e completa de notícias permite que você detecte o que está sendo dito sobre sua marca em qualquer canal. Isto possibilita que você utilize esses mesmos canais, com agilidade, para defender-se e esclarecer a questão, evitando a má reputação e a desvalorização da imagem da companhia.
Preste atenção mesmo depois da crise
Passado o auge da preocupação, a tendência é que se pense “pronto, passou”. Mas, na verdade, o pós-crise é muito importante: é preciso entender o que aconteceu para tentar que não se repita. Assim, passada a turbulência, é preciso continuar o monitoramento do mercado em busca do que está sendo comentado sobre a empresa após o momento mais crítico. Com isso, você consegue entender o quanto a instabilidade impactou a sua empresa. E aproveita para aprender ainda mais.