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Marketing de Nostalgia

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Tendências

Você já ouviu falar desse termo? O Marketing de Nostalgia nada mais é do que usar temas e produtos do passado na sua estratégia atual para despertar nos seus consumidores aquela vontade de matar a saudade comprando seus produtos. Um bom exemplo de marketing de nostalgia é o famoso Pokémon-GO que trouxe para os dispositivos móveis um jogo com personagens antigos do prestigiado anime dos anos 90, Pokémon. O jogo, claro, foi um sucesso em 2016 e levou vários adultos a baixarem o game para voltarem ao passado novamente.

Ou então peças do Harry Potter, Star Wars e outras famosas sagas de anos anteriores ao nosso. Todos despertam em nós aquela saudadezinha dos velhos tempos e aquele frenesi e vontade em viver aquilo de novo, mesmo que por pouco tempo.

Mas esse tipo de marketing é realmente efetivo? E como aplicá-los na sua estratégia?

Meu primeiro gradiente, chocolate da turma da Mônica, calças cintura alta, genius, tamagotchis, além de fazerem parte da nossa infância, todos esses produtos citados já foram relançados ou estão no caminho de serem lançados novamente. E o melhor disso tudo é que eles não estão sendo relançados com um design atual e despojado, estão sendo relançados com um design retrô, vintage, confirmando aquilo que já era de esperar… O Marketing de Nostalgia vende sim, e muito! E é isso que o marketing de nostalgia faz. Ela usa temas e produtos do passado na sua estratégia atual para despertar nos seus consumidores aquela vontade de matar a saudade comprando seus produtos.

Para o marketing, a nostalgia cria um laço emocional com os seus consumidores, por isso o motivo de vender tanto. Em mundo em que as pessoas estão cada vez mais estressadas, solitárias e tristes, o marketing de nostalgia está ai para isso… Trazer certa felicidade ao lembrar-se dos anos em que “as coisas eram melhores”. Os consumidores se sentem atraídos em obter produtos que lhe trazem boas lembranças e reviver bons momentos.

E isso não é só eu que está dizendo viu? Diversos pesquisadores também descobriram que as pessoas se sentem nostálgicas pelo menos uma vez por semana. Ou seja, é possível utilizar um sentimento frequente, para gerar um laço emocional entre consumidores e marcas, percebe o quanto isso é poderoso?

De modo a desencadear nos consumidores o estado de nostalgia, as marcas devem escolher os estímulos adequados, selecionando para este efeito uma estratégia. Acredita-se que existem três estratégias principais de marketing de nostalgia:

 

  • Nostalgia de carácter: relaciona-se, sobretudo com as memórias evocadas pela família e pelos amigos, normalmente durante a infância, por exemplo, as brincadeiras partilhadas com os amigos, os pratos da mãe ou os primeiros amores.
  • Nostalgia de acontecimentos: lembrança de dias especiais na vida das pessoas, como os casamentos, os festivais, certos momentos da vida escolar. Em certos momentos não tão felizes da vida ou quando as pessoas se encontram deslocadas geograficamente do local destas memórias, a aplicação desta estratégia pode ser uma boa escolha.
  • Nostalgia coletiva: lembrança de um hábito ou bem vivido de modo coletivo por um determinado grupo de pessoas num certo ponto da vida. O seu efeito é visível quando um produto que há muitos anos foi popular o volta ser simplesmente porque os consumidores são invadidos pela memória feliz de outrora.

 

Marcas que usaram a proposta nostálgica

 

Por vivermos em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário que as marcas criem uma estratégia inédita para que possam se diferenciar da concorrência, por isso, muitas vezes o marketing digital é utilizado nesses casos. O marketing de nostalgia permite que marcas novas e antigas se conectem com seu público em um nível emocional bastante poderoso.

Algumas das empresas mais importantes do mundo já começaram a nos mostrar o quão útil esse sentimento pode ser ao utilizarem o marketing nostalgia:

 

Netflix

 

 

Você pode até não ter assistido Stranger Things, mas sabe o que é, não é? Stranger Things é uma grande aposta da Netflix para trazer grandes clássicos dos anos 80 de volta para as telonas. Misturando, claro, assuntos atuais com características dos anos 80. Na série, podemos observar várias peculiaridades dos anos 80 como filmes, desenhos, músicas, guloseimas, etc, tudo mostrado de uma forma inédita, divertida, misteriosa e, claro, levando saudosismo para todos que puderam viver naquela época, criando certa familiaridade com os oitentistas.

A série por si só já desperta a nostalgia nos fãs que acompanham todas as temporadas, mas outro fator que contribuiu para o sucesso do programa foi o marketing utilizado pela Netflix. Um bom exemplo é a ação em conjunto com o SBT em que o primeiro episódio da primeira temporada foi exibido no canal aberto com o intuito de atrair novos usuários para o universo do streaming.

 

Disney

 

 

De uns tempos para cá, a Disney tem expandido o universo dos live-actions nos cinemas e isso tem causado um grande saudosismo entre a galera mais nostálgica.

Com filmes: O Rei Leão, A Bela e a Fera e Aladdin, a empresa conseguiu angariar mais de 3 bilhões de dólares no mundo inteiro. Quando um dos maiores estúdios do mundo investe tanto em nostalgia, fica claro que a tendência está realmente em alta.

Com uma grande estratégia de marketing nostálgica, a Disney tem causado um grande rebuliço entre os mais velhos através da volta desses grandes sucessos nas telonas.

 

 

E ai, vocês curtem dessa estratégia nostálgica usada pelas marcas para atrair o público mais novo e agradar os mais velhos?

 

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