Em um mundo tão heterogêneo, pensar em estratégias de marketing inclusivo nunca foi tão atual e importante, principalmente nos dias atuais.
A marca que resolver incluir o marketing inclusivo em suas ações direcionará as suas criações a um público amplo e diverso em termos de gênero, raça, idioma, renda, sexualidade, idade, região e etnia. Ao mesmo tempo, levará em conta o fato que as pessoas são diferentes e cada um possui a sua própria individualidade.
Com isso, o marketing inclusivo não irá promover produtos ou serviços considerando exclusivamente um grupo específico e com base em estereótipos. Ou que utilizem linguagens que não se encaixam no contexto atual – que exige respeito, inclusão e valorização das diversidades, por parte das campanhas de comunicação das empresas.
O marketing inclusivo é a melhor forma de prosperar a inclusão pelo meio midiático, promovendo a diversidade de uma forma completamente respeitosa e, claro, falando com todos os públicos porém sem gerar um transtorno desnecessário a ninguém.
E falando sobre os prós em relação ao marketing inclusivo, este é vantajoso tanto para a organização quanto para o cliente. Para os empreendimentos, um público mais amplo resulta em campanhas que atingem mais clientes em potencial e cria uma visibilidade positiva para a marca. Os clientes, por sua vez, sentem-se representados e valorizados.
Essa prática se esforça para criar uma cultura visual e comportamental que seja mais representativa. Ela direciona esforços para apreciar e compreender nossas várias identidades, diferenças e histórias, ao mesmo tempo em que também retrata espaços de homogeneidade.
O marketing inclusivo deve ser uma estratégia da sua empresa, não somente para atingir o máximo de pessoas possíveis, mas sim, por que sua empresa, seja ela grande ou pequena, possui uma responsabilidade social. Ao criar uma campanha, é necessário ter em mente que esta irá causar um impacto na vida das pessoas, seja positivo ou negativo, e essa preocupação deve ser a de sempre orientar para que este impacto seja positivo, possibilitando que não haja possíveis transtornos para ambas as partes – empresa e pessoa.
Essa preocupação em relação aos impactos positivos ou negativos pode gerar um grande desconforto para um determinado grupo que não se sentir representado por certa propaganda. Hoje em dia, com as opiniões abertas na internet, esse público possui cada vez mais voz para exigir uma representatividade não vista na propaganda em questão, por isso a necessidade de estar sempre atento sobre o tipo de campanha e como ela será vinculada.
Considere usar o marketing inclusivo dentro da sua empresa, nada melhor do que abraçar a diversidade propagando-a em diversos canais de comunicação.
4 exemplos de campanhas de marketing inclusivo que foram um sucesso
Existem exemplos de empresas que entenderam bem a proposta do marketing inclusivo e criaram campanhas publicitárias que conseguiram satisfazer os mais variados tipos de pessoas.
1 – Dia dos Namorados – O Boticário
Como por exemplo, a marca O Boticário, uma das maiores no ramo de cosméticos e perfumes no Brasil. A empresa criou uma campanha para o Dia dos Namorados bem inclusiva.
Ela não mostrou apenas casais héteros se presenteando, mas também casais homossexuais e pessoas de todas as idades trocando presentes, nesta data tão romântica.
Veja o vídeo da campanha a seguir:
2 – I’m no Angel – Cacique
A marca Cacique, fabricante de sutiãs para manequins plus size, lançou a campanha, #ImNoAngel. A campanha fez referência à marca concorrente, Victoria Secrets, que produz o mesmo produto, só que o mostra apenas em modelos com manequins menores, denominadas ”Angels”.
A marca trabalhou, em sua campanha, que nem todas as mulheres possuem o corpo das famosas Angels, modelos da Victoria Secrets. Ao invés disso, a empresa mostrou mulheres dos mais diversos perfis, brancas, negras e asiáticas, usando os produtos da empresa.
Veja o vídeo da campanha a seguir:
3 – Sonho de Valsa
A campanha “Pense Menos, Ame mais” trouxe um beijão entre duas garotas no comercial online apenas. O comercial é lindo, tem um texto de chorar!
Veja o vídeo da campanha a seguir:
4 – Gol
Um casal gay é destaque entre três histórias escolhidas pela empresa Gol Linhas Aéreas para o Dia das Mães deste ano. A campanha online destaca três famílias compostas por crianças adotadas, entre eles a de Gilberto e Rodrigo, juntos há 12 anos, que adotaram o pequeno Paulo Henrique, de 5 anos, e contam a história que mudou suas vidas.
Veja o vídeo da campanha a seguir: