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O marketing LGBT+

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Marketing, Tendências

Nos últimos anos, propagandas estreladas por pessoas do movimento LGBT+ cresceu de maneira significativa e isso é um feito que devemos colocar em pauta diariamente. Bom, sabemos que é imprescindível para as empresas se adaptarem as demandas do mercado, mas será que a publicidade está sabendo se comunicar corretamente com esse público específico?

O público LGBT+, que remete a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgênicos e mais, está ganhando cada vez mais visibilidade na mídia. É possível notar isso em filmes, novelas, séries e livros. Muitas marcas, por decorrência dessa visibilidade marcante, estão procurando cada vez mais pessoas que fazem parte desse meio para participar de campanhas publicitárias que, antigamente, eram considerados tabus dentro da sociedade.

Quando tocamos em assuntos sensíveis como este, a linha que separa uma campanha de sucesso a uma ação totalmente desastrosa é completamente tênue. Uma grande campanha publicitária, produzida de maneira incorreta, pode levar a marca ao fracasso em instantes, principalmente por decorrência da quantidade de membros ativos nas redes sociais. Um dos grandes erros que as marcas cometem ao querer introduzir a sua mensagem para o público LGBT+ é a falta de continuidade do apoio ao movimento, além de enxergar as pessoas desse meio apenas como estereótipos reforçados pela sociedade, ignorando o fato de que eles são seres humanos e que merecem serem respeitados como tal. O uso de piadas ofensivas pode contribuir ainda mais para o preconceito contra essa comunidade que já é tão marginalizada diariamente.

Abrir um espaço para a comunidade LGBT+ em campanhas publicitárias possui uma influência completamente positiva nos discursos de tolerância e no combate à homofobia, isto é, ajudam a criar debates em torno dessas propagandas gerando uma grande onda de conscientização sobre a marginalização de homossexuais no corpo social que vivemos.

Ao iniciar uma ação voltada à diversidade, é necessário ter em mente que a sua marca repudia totalmente atitudes discriminatórias contra a população LGBT+. Ou seja, é possível que a sua marca sofra ataques negativos contra esse tipo de campanha, mas você deve estar totalmente disposto a aceitar a responsabilidade por suas ações e defender vigorosamente e fielmente a sua ideia inicial. É necessário que haja muita reflexão sobre a mensagem que você deseja passar, a forma que irá transmiti-la e para quem você quer direcionar.

Por fim, busque sempre entender o seu público. Converse com pessoas desse meio para que estes possam ajudar a te dar um direcionamento. Falar diretamente com o seu público é fundamental para entender melhor tudo o que está passando dentro de um universo que você irá se aventurar.

Separamos 3 campanhas publicitárias com a temática LGBT+ que foram totalmente corretos ao transmitir o seu conceito de diversidade.

 

O BOTICÁRIO (DIA DOS NAMORADOS) – A campanha do O Boticário veiculada em 2015 ganhou o Effie Awards de 2015 (um dos maiores prêmios publicitários do país). No vídeo, casais heterossexuais e homossexuais trocam presentes como uma bela demonstração de afeto. Após isso, várias marcas começaram a criar campanhas direcionadas ao público LGBT.

 

AVON (#EUUSOASSIM) – A Avon convidou a apresentadora e cantora Candy Mel para protagonizar a sua campanha de Outubro Rosa de 2015, dando uma grande visibilidade às mulheres transexuais.

 

GOL (#ESCOLHAOAMOR) – A gol usou a data comemorativa do Dia das Mães de 2015 para criar uma campanha chamada “Entre tantos destinos, eles escolheram o amor”. Na propaganda, eles retratam a superação de vários paradigmas (o preconceito racial e sexual) na mesma ação.

A ignorância só acaba quando há conhecimento.

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