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O poder do Branding

-
Marketing, Publicidade, Tendências

Você sabe o que é Branding?

Branding é o trabalho de gestão de marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. O Branding envolve ações relacionadas aos valores de uma marca e o seu posicionamento, gerando uma conexão com o público e influenciando decisões de compra.

Pense em uma marca. Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças? É exatamente essa a função do branding! despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

O resultado está na escolha pelo consumidor da sua empresa e do que ela oferece. Vale ressaltar que essas conexões entre o cliente e a marca não acontecem da noite para o dia, ou seja, a estratégia costuma alcançar seus objetivos ao longo do tempo.

Por isso é tão importante trabalhar na gestão da marca. É algo trabalhoso com inúmeros detalhes, mas no final acaba valendo a pena para o seu negócio. No atual cenário de alta competitividade entre as empresas, saber gerir sua marca é essencial. É através dessas estratégias que se torna possível criar uma conexão emocional e positiva com seus consumidores e demonstrar os diferenciais do seu produto ou serviço.

Para tirar proveito do branding, é preciso ir além de se posicionar no mercado. Sua marca precisa ter personalidade própria e propósitos para criar uma identificação com o seu público e futuro público. E quando isso acontece e sua marca promove boas experiências para o consumidor, até a percepção de preço pode mudar.

Agora um exercício para você. Você poderia distinguir uma marca se apenas visse seu produto sem cores ou, então, sem o seu logo? Por mais que seja difícil de acreditar, as melhores marcas conseguem esse feito e, mesmo com a falta de seu logo ou suas cores, eles são perfeitamente identificáveis. Vou citar algumas delas para te mostrar como é verdadeiro isso que eu estou dizendo. Coca-Cola, Apple, Starbucks, Barbie, entre outras. Quando é retirado a sua cor ou então o seu logo, você irá identifica-las mesmo assim. Isso nos mostra o poder da marca e por que devemos nos preocupar em fortalece-la a esse nível.

A seguir, mostraremos alguns exemplos disso que foi dito anteriormente. Como uma marca que possui uma excelente gestão pode ser reconhecida em qualquer forma, cor e com ou sem logo.

Ps: As artes são do artista Andrew Miller, que durante 100 dias apresentou um trabalho no qual ele pintou de branco e removeu todos os vestígios de algumas marcas para provar como elas podem ser facilmente reconhecidas justamente por conta do seu grande prestígio no mercado.

 

Lego

Polaroid

Mcdonalds

Starbucks

Tags
branding
marca
Marketing
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