Você sabe o que é Branding?
Branding é o trabalho de gestão de marca com o objetivo de torná-la mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores. O Branding envolve ações relacionadas aos valores de uma marca e o seu posicionamento, gerando uma conexão com o público e influenciando decisões de compra.
Pense em uma marca. Além de pensar no nome, nas cores, letras, formas, sons você também pensou em sensações e lembranças? É exatamente essa a função do branding! despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
O resultado está na escolha pelo consumidor da sua empresa e do que ela oferece. Vale ressaltar que essas conexões entre o cliente e a marca não acontecem da noite para o dia, ou seja, a estratégia costuma alcançar seus objetivos ao longo do tempo.
Por isso é tão importante trabalhar na gestão da marca. É algo trabalhoso com inúmeros detalhes, mas no final acaba valendo a pena para o seu negócio. No atual cenário de alta competitividade entre as empresas, saber gerir sua marca é essencial. É através dessas estratégias que se torna possível criar uma conexão emocional e positiva com seus consumidores e demonstrar os diferenciais do seu produto ou serviço.
Para tirar proveito do branding, é preciso ir além de se posicionar no mercado. Sua marca precisa ter personalidade própria e propósitos para criar uma identificação com o seu público e futuro público. E quando isso acontece e sua marca promove boas experiências para o consumidor, até a percepção de preço pode mudar.
Agora um exercício para você. Você poderia distinguir uma marca se apenas visse seu produto sem cores ou, então, sem o seu logo? Por mais que seja difícil de acreditar, as melhores marcas conseguem esse feito e, mesmo com a falta de seu logo ou suas cores, eles são perfeitamente identificáveis. Vou citar algumas delas para te mostrar como é verdadeiro isso que eu estou dizendo. Coca-Cola, Apple, Starbucks, Barbie, entre outras. Quando é retirado a sua cor ou então o seu logo, você irá identifica-las mesmo assim. Isso nos mostra o poder da marca e por que devemos nos preocupar em fortalece-la a esse nível.
A seguir, mostraremos alguns exemplos disso que foi dito anteriormente. Como uma marca que possui uma excelente gestão pode ser reconhecida em qualquer forma, cor e com ou sem logo.
Ps: As artes são do artista Andrew Miller, que durante 100 dias apresentou um trabalho no qual ele pintou de branco e removeu todos os vestígios de algumas marcas para provar como elas podem ser facilmente reconhecidas justamente por conta do seu grande prestígio no mercado.
Lego
Polaroid
Mcdonalds
Starbucks