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7 MIN READ

O processo de Naming

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Arte, Criatividade, Design, Marketing, Tendências

O nome ideal para sua empresa leva em consideração muitos fatores além do gosto pessoal ou carga afetiva. Naming é o estudo e a adequação a esses fatores no processo de criação do nome da empresa.

A criação do naming da sua pequena empresa não é como a escolha do nome de um filho. A analogia mais adequada seria o título de um filme. Afinal, o nome de um filme deve ter uma profunda relação com seu enredo, instigar o público-alvo e criar expectativas que serão corretamente cumpridas. Portanto, em uma palavra ou frase curta, o nome deve conter a essência mais pura do que o filme representa.

É importante ressaltar que a principal função do nome de um filme é despertar o desejo de assisti-lo. Mas ele precisa ir além, e não gerar frustração. Como por exemplo, um título que te promete um filme de ação e entrega uma comédia romântica. Assim como o nome de uma empresa, que deve criar conexão e instigar o público-alvo.

 

Passos para a criação do seu naming

 

Para a criação do naming  ideal para sua empresa, que deixe claro a alma do seu negócio e se conecte ao seu cliente dos sonhos, é preciso investimento. Ele pode ser financeiro, já que existem empresas que podem fazer esse processo com muita qualidade. Ou pode vir através do investimento do seu tempo, dedicação e trabalho!

 

Leia abaixo dicas incríveis de como criar você mesmo um naming de sucesso para o seu negócio!

 

Escreva seu roteiro

 

Assim como um filme começa no papel, você deve escrever a história do seu negócio. Uma empresa nunca nasce no momento em que é criada. Ela pode ter a sua origem através de uma série de fatores, como por exemplo:

Um sonho antigo; Uma ideia incrível; Um talento que você tem desde criança; Um talento que você descobriu recentemente; A continuação de um legado de família; O desejo de tomar um novo caminho profissional; Uma oportunidade imperdível; Desmotivação com o mercado de trabalho;

Procure encontrar quais foram as suas motivações e o desenvolvimento delas até a criação do seu negócio. Ao escrever essa história, você deve tentar encontrar o “momento Eureka” ou seja, quando você decidiu que iria empreender. Não hesite em citar os percalços, desafios e derrotas que aconteceram no processo, afinal reviravoltas caem muito bem em um roteiro. Além disso, descreva o momento atual do seu negócio e projete o seu futuro. Quais são os objetivos da sua empresa? Qual missão você espera que ela cumpra? Quais os valores que vão nortear a condução dela? Quem são as pessoas que você espera que se apaixonem pelo que você faz e como elas se comportam? Porque o que você faz é perfeito pra elas? Quais são as referências no mercado que você vai atuar?

 

Tempestade cerebral e funil de ideias em busca da essência

 

Depois de pensar profundamente na sua empresa como um todo e botar no papel toda essa história são hora de transformar esse universo de informação em palavras ou frases-chave. Não censure as ideias, inclua até mesmo apelidos de infância ou piadas internas. Escreva quantas palavras vierem a cabeça, quanto mais, melhor.

A seguir é hora de descartar o excesso e fazer uma seleção buscando a essência, a alma do seu negócio. Você não precisa usar as palavras-chave de forma literal na criação do seu naming, elas podem servir como um guia. É hora de criar algumas opções de nome, quantas forem possíveis, afinal ainda teremos algumas etapas de seleção. Certifique-se de:

 

        • Pronunciar cada nome em voz alta se atentando para a sonoridade da palavra.
        • Descartar grafias complexas e com duplo significado indesejado;
        • Certificar-se que não tenha sons que possam ser mal interpretados ou sejam dúbios;
        • Pesquisar se não tem um significado negativo em outro idioma;
        • Livrar-se de modismos e gírias que não envelhecem bem;
        • Não usar nomes muito pessoais que não se conectam com o público-alvo ou se relacionem com o que a empresa faz;
        • Não restringir a área de atuação da sua empresa caso deseje expandi-la no futuro;

 

Procure por nomes que atendam esses requisitos:

 

Seja significativo – Comunica a essência da empresa e dá sustentação pra imagem que a empresa deseja transmitir;

Seja Único – É distinto, fácil de lembrar, pronunciar e soletrar. Distingue sua empresa dos concorrentes;

Orientado para o futuro – Posiciona a empresa para o futuro e sucesso. É sustentável a longo prazo e aberto a possibilidades.

Positivo – Tem conotações positivas em seu mercado.

Visual – Tem potencial gráfico para a criação de um ótimo logo, em texto e na gestão da marca.

 

Alguns tipos de naming

 

Nome do fundador
Muitas empresas usam os nomes de seus fundadores como Walt Disney ou Magazine Luiza, por exemplo. Para um micro empreendedor pode fazer sentido usar sua assinatura caso você preste um serviço, pois dá um caráter humanizado e pessoal ao negócio. No entanto, a empresa fica intrinsicamente ligada a um ser humano.

 

 

Descritivo
Esse tipo de nome expõe a natureza do negócio. Como por exemplo Banco do Brasil, Museu das Artes de São Paulo ou Correios. A vantagem de um nome descritivo é que ele claramente comunica a intenção da empresa. Porém, a criação de um naming descritivo pode limitar o potencial de crescimento e diversificação de uma empresa. Além disso, eles podem não ser memoráveis por serem genéricos, ser pouco originais e difíceis de não ter registro ou patente prévios.

 

 

Fabricado
Um nome inventado, como Kodak ou Xerox. São originais, exclusivos e mais fáceis de fazer os registros legais. No entanto, eles precisam de muito investimento para se tornarem conhecidos e para educar o mercado sobre o tipo de produto ou serviço que deve ser associado ao nome.

 

 

Metáfora
Associa a empresa a características intrínsecas a coisas, lugares, nomes mitológicos, animais, etc. Como por exemplo Mustang, que atribui aos carros que fabrica a força, elegância, potência e velocidade de uma raça de cavalo. Animais são muito utilizados nessa categoria: Dove (pomba em inglês), Puma, Condor, etc.

 

 

Acrônimos
São abreviações de iniciais. Soam burocráticas e pouco amigáveis, além de não serem memoráveis. O tom austero funciona ainda menos para microempresas, que se beneficiam de uma conexão mais humana. Além disso, elas não expõem a alma da empresa e a natureza do que ela faz. Grandes empresas como IBM ou GM só adotaram o naming abreviado quando já eram conhecidas e bem sucedidas. No entanto, a alternativa pode funcionar para empresas de setores muito técnicos e formais, como financeiro, advocacia ou fiscal.

 

 

Trocadilhos ou palavras mágicas
Quando se altera a grafia de uma palavra para se apoderar do seu significado mas ao mesmo tempo criar um nome distinto, exclusivo e mais fácil de ser protegido. Alguns exemplos são Netflix ou Natura

 

 

Combinação de mais de um dos tipos de criação do naming
Combinar os tipos de nome pode ser uma boa ideia, pois eles resultam originais e tendem a deixar claro o segmento de atuação da empresa sem ser genérico ou superficial. Um exemplo é o Citibank, que muda a grafia de uma palavra e a combina com outra, pra criar um naming que deixa claro a natureza do negócio sem ser literal.

 

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design
naming
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