Você acredita na integração do Marketing e Tecnologia? Para muitos especialistas, essa junção é o melhor investimento que uma empresa pode fazer. Mas, você acredita que essa junção pode trazer algum benefício para ambas as partes, principalmente diante da realidade do mercado e do mundo em que vivemos?
Vamos para as respostas!
O avanço da tecnologia, especialmente com a internet, não mudou apenas a forma como as pessoas se comunicam ou realizam as tarefas do dia a dia, mas também o futuro da empresa. Se há alguns anos o marketing clássico tinha a TV e o rádio como seus aliados, hoje, ele precisa do suporte digital para gerar impacto e atrair clientes, já que quase todos eles estão conectados dentro das redes sociais. A tecnologia virou uma aliada para o marketing, principalmente no âmbito digital de cada organização, já que são utilizadas diversas plataformas dentro de cada empresa para ajudar a aumentar os seus lucros.
Mas como a tecnologia é utilizada no marketing?
Com o aumento do uso da internet para a realização de transações comerciais, o comportamento dos compradores passou a ser fortemente influenciado pela tecnologia. Com as informações disponíveis online e em grande quantidade, os compradores passaram a ter um grande poder no processo de compra.
Toda marca precisa ter presença online, preferencialmente em todas as plataformas em que estão os possíveis clientes. Se antigamente a melhor propaganda era a boca a boca, atualmente isso continua valendo, mas acontece por meio das redes sociais. Nesse sentido, uma presença online efetiva é a parte mais básica da estratégia de marketing de qualquer setor.
Para alcançar o consumidor é preciso entender essa dinâmica e utilizar a tecnologia a favor das vendas da empresa. Atualmente, todas as estratégias de marketing contam com algum tipo de inovação tecnológica que lida com o consumidor de forma bastante diferente da tradicional.
Há diversas aplicações da tecnologia no marketing, e entre elas podemos citar: o uso de inteligência artificial para atendimento ao cliente, monitoramento de mídias sociais, aplicação de análises de Big Data no planejamento da empresa, comunicação e atendimento ao cliente por meio de plataformas online, entre outros.
Porém, vale lembrar que: marketing não é tecnologia, nem nunca será, pois é uma forma de alcançar os consumidores. Da mesma forma, os setores de marketing e tecnologia não são a mesma coisa nem cumprem as mesmas funções. O que interessa é a aproximação dessas duas realidades e a sinergia criada ao incorporar as ferramentas e os processos tecnológicos às estratégias de marketing.
Quais os benefícios dessa junção?
Ao repensar as estratégias de marketing da empresa, diversos benefícios podem ser obtidos com o uso das ferramentas e processos tecnológicos adequados. Veja a seguir como sair ganhando com a integração entre tecnologia e marketing:
Maior integração entre marketing e vendas
O uso de ferramentas integradas, facilitam a atuação conjunta das ações de marketing e vendas. Assim, todos conseguem ter uma visão conjunta das principais fontes de novas contratações, bem como quais são os seguimentos que precisam de melhorias. A integração elimina barreiras e facilita a comunicação e o trabalho em equipe.
Melhoria na gestão
Plataformas online podem organizar melhor o fluxo de trabalho para que as ações sejam tomadas de forma otimizada. Assim, os processos são realizados na ordem correta e todas as fases podem ser analisadas em conjunto a fim de diagnosticar o desempenho das ações.
Aprimoramento da experiência do cliente
Quando a tecnologia é utilizada para melhorar o alcance e a comunicação com os consumidores, isso gera um efeito positivo na experiência do usuário. Adotar tecnologias que facilitem essa interação é extremamente importante para a retenção de clientes.
Como fazer a integração dos setores?
Para realizar a integração dos setores, é necessário, principalmente, observar o momento em que vivemos e qual é o momento atual da sua empresa. Veja quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas na empresa e quais podem ser melhor exploradas. Faça um diagnóstico de quais são as informações utilizadas pela equipe de marketing e suas fontes. Olhe para o desempenho das estratégias de marketing no ano anterior e veja o que poderia ser aprimorado com o uso da tecnologia.
Além disso, é necessário também descobrir quais são as ferramentas e profissionais que sua empresa tem hoje. Pense em termos de qualificação dos profissionais, orçamento e infraestrutura. Se alguma área não tiver orçamento ou as ferramentas necessárias para executar o que se planeja, a integração se torna impossível.
Por fim, os setores de tecnologia e marketing devem realizar o planejamento juntos. Assim, todos terão a mesma noção de quais são os resultados desejados e quais serão as métricas de desempenho utilizadas para verificar o sucesso das iniciativas. Se cada setor imagina um panorama diferente, torna-se impossível integrar as estratégias.