Primeiramente, devemos saber o significado desse conceito. Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc). Ele é projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução, sem distorções. O design responsivo identifica a largura de cada dispositivo, o espaço e como a página será mostrada. Ele também ajusta as dimensões das imagens, das fontes e dos demais elementos para que não fiquem desproporcionais. Esse tipo de site coloca como prioridade a experiência do internauta ao abrir e interagir com a sua página e, além disso, a criação de um site responsivo sempre leva em conta estar preparado para representar bem a sua empresa.
Possuir um site responsivo é muito importante e indispensável nos dias atuais. Você que deseja abrir um novo site para a sua empresa, precisa entender a necessidade de dispor de um site que se adeque a todos os tipos de meios tecnológicos para que o seu negócio possa crescer cada vez mais no mercado, ainda mais com uma concorrência que está cada vez mais buscando novos recursos para o seu crescimento no meio digital. Estar adepto a todos os dispositivos eletrônicos é fundamental se levarmos em conta a quantidade de usuários online disponíveis e ativos nas mídias digitais.
Por conta dessa crescente modernização no universo digital, separamos 5 motivos para você obter um site responsivo:
1 – Houve uma explosão da internet móvel, e isso não há dúvida. Hoje em dia, poucas pessoas usam o PC para realizar pesquisas acadêmicas, pagar contas, etc, tudo é feito usando apenas o aparelho celular. Dados recentes do Ministério das Comunicações afirmam que o uso da internet em dispositivos móvel no Brasil saltou nada mais nada menos que 416% desde 2010. Um site responsivo garante que os usuários tenham a melhor experiência em qualquer modelo de celular seja Iphone, Samsung, Motorola, entre outros.
2 – Obter um site responsivo é importante até para aumentar a credibilidade da sua empresa. Imagina um cliente acessando o site do sua organização pelo celular e vendo tudo completamente desconfigurado? Não iria ser nada bom, não é? Como você irá chamar a atenção do seu cliente com um site que funciona perfeitamente bem apenas na versão só para desktop? Isso é uma questão para levar muito a sério uma vez que a reputação da sua empresa está em jogo.
3 – Sites que não são responsivos tendem a ser mais lentos e, ninguém merece um site lento, né? Uma das recomendações do Google é que o conteúdo seja carregado em menos de 1 segundo e o carregamento completo da página em menos de 2 segundos. Caso o site demore a carregar, há uma alta probabilidade de que o usuário feche a janela da página e procure o que precisa em outro site. Um site responsivo já é mais leve e aprimorado para os dispositivos móveis e, por isso é carregado mais rapidamente do que só uma versão desktop. Além disso, possuir um site responsivo reduz a taxa de rejeição do seu site, uma vez que, se ela tiver muito alta, pode ser interpretada pelo Google como sinal de que o conteúdo não é relevante.
4 – Você sabia que 15% dos brasileiros que utilizam a internet em dispositivos móveis fizeram uma compra nos últimos 30 dias? Apesar do número ainda ser inferior à quantidade de brasileiros que utilizam o desktop para realizar compras, os números mostram uma tendência que está em pleno desenvolvimento. Ter um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce é uma maneira de aumentar as suas vendas e também o número de clientes da marca.
5 – O Brasil possui 78 milhões de contas em redes sociais que são acessadas por dispositivos móveis, número que equivale a 38% da população total. Como o acesso às mídias digitais via celulares é cada dia mais frequente, nada mais inteligente do que o seu site ser responsivo. As chances de suas páginas serem compartilhadas via Twitter, Facebook, Linkedin, Instagram entre outros, por esses usuários ativos são muito maiores se eles tiverem uma experiência agradável de navegação. Notícias e produtos compartilhados nas mídias digitais contribuem demais no crescimento da sua empresa.
É isso, os sites responsivos vieram para ficar! E você não quer ficar para trás né? Leve essas dicas para utilizar na sua vida. Você que possui o desejo de sempre crescer profissionalmente, nada é mais importante do que transformar a sua empresa em uma grande referência no mercado.
Gostaram das nossas dicas referentes ao site responsivo? Quer mais conteúdos sobre esse tema no nosso Blog? Compartilhe nas suas mídias e comente no nosso Instagram quais são os assuntos do seu interesse para levarmos aqui para o Blog.