Muitas pessoas não sabem, porém, as cores possuem uma influência direta dentro da publicidade. Ao criar uma identidade de uma marca, é necessário que levamos em consideração qual sensação ela quer passar para os seus futuros clientes.
Algumas marcas conhecidas são o exemplo perfeito de como as cores têm influência, tanto que até adotaram uma cor que as representam. Por exemplo, quando eu digo sobre uma marca que possuí vermelho e amarelo em seu logo, qual é a marca que lhe vem à mente? Talvez você tenha dito Mcdonalds, não é? Esse é o poder que a cor tem em relação a marca.
Além do reconhecimento, as cores influenciam e muito na confiança do consumidor na marca e uma cor usada de forma errada pode literalmente acabar com o seu negócio como um todo. Cada cor tem um significado, mas se não utilizadas corretamente, podem trazer alguns sentimentos contraditórios, por isso é tão importante obter um conhecimento básico referente a cada uma das cores. Além disso, ter uma noção sobre quais combinações fazer é fundamental no processo de produção de uma marca. Os tons devem ser escolhidos usando o máximo de cautela possível de acordo com o público alvo, por esse motivo surge à necessidade de se realizar uma pesquisa qualitativa e quantitativa.
De acordo com pesquisas realizadas recentemente, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final da compra, ou seja, por isso o uso dos tons na logomarca não deve ser ignorado.
Para ajudar na escolha certa dos tons para os seus futuros trabalhos, separamos o significado das principais cores para utilizar na personalidade da sua logomarca.
Cor vermelha – Ação e paixão. Devido a sua simbologia quente e dinâmica, o vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente as lanchonetes, por estimular o apetite. Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados ou corretores. Entre algumas marcas que utilizam o vermelho estão: Coca-Cola, CNN, Satander, Puma, Youtube, entre outras.
Cor amarela – Funciona como estimulo para a mente, o apetite e a lógica. Sua utilização isolada estimula o otimismo. É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação. No ambiente corporativo, sua utilização é muito positiva por passar a mensagem de transparência nas negociações. Algumas marcas que utilizam a cor amarela em seu logo: Mcdonalds, Nikon, Shell, Habib’s, entre outras.
Cor verde – O verde remete ao meio ambiente. Sugere equilíbrio emocional e harmonia. Pode ser utilizado para empresas de tipo ambiental, jardinagem, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade. Transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado às questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade. No universo corporativo, reforça a ideia de ponderação e coerência. Algumas marcas que utilizam a cor verde: Animal Planet, Starbucks, Spotify, Android, entre outras.
Cor azul – O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas. O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado à limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade. Entre grandes marcas que investiram na cor azul se encontram a Dell, IBM, Intel, Nokia, Samsung, GE, Ford, HP e Facebook.
Cor rosa – Uma cor delicada, com feminilidade e graciosidade. Simboliza romantismo e inocência. Os tons mais fortes, como o rosa escuro, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção. Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais. Como é uma cor que representa o universo feminino e este universo está relacionada com beleza, esta cor é bastante usada em uma gama de produtos e serviços destinados a beleza da mulher e também na divulgação dos mesmos. Algumas marcas que utilizam a cor rosa: Victoria´s Secret, Cosmopolitan, Marisa e Barbie.
Cor preta – A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design. Algumas marcas que utilizam a cor preta: Adidas, BlackBerry, Citizen, Chanel e MTV.
Cor violeta – O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação. Também representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial. A cor violeta é frequentemente utilizada em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes é amplamente usada para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos. Algumas marcas que utilizam a cor violeta: Yahoo, Vivo, Fedex, Taco Bell.
Cor laranja – A cor laranja pode ser usada quando a intenção é transmitir vibração, entusiasmo, humor. Essas qualidades são características de quem é amigável. A cor laranja, por chamar atenção do público jovem e infantil pode ser utilizada em jogos educativos ou eventos de recreação. Entretanto, a cor laranja sozinha não é indicada para artigos de luxo e de prestígio. Algumas marcas que utilizam a cor laranja: Fanta, Harley Davidson, Amazon, Nicklodeon.