INTRODUÇÃO
Você já deve ter ouvido falar sobre Publicidade e Marketing e provavelmente já conhece os seus conceitos, não é mesmo? Mas será que você sabe quais são as diferenças entre essas áreas e a importância delas para o sucesso de uma empresa?
Pois bem, se você quer saber mais a fundo o que são esses conceitos, suas diferenças e a importância, continue a leitura!
MARKETING: O QUE É?
É um conjunto de estratégias que visam ajudar as empresas na conquista de seus objetivos. Por esse motivo, esse campo é responsável pelo planejamento das ações necessárias para atingir os propósitos do negócio. Grande parte das empresas tem por finalidade aproximar os seus produtos e serviços dos consumidores. Por isso, o marketing leva em consideração os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) que possuem a função de desenvolverem recursos ao longo do processo. Refere-se a um conjunto do que uma determinada empresa precisa fazer para realizar uma venda, lucrar em um negócio ou ainda oferecer ajuda para suprir as necessidades de seus clientes.
PUBLICIDADE: O QUE É?
Já a publicidade, é um dos instrumentos utilizados pelo marketing na criação de suas estratégias. Sendo a ação de propagar uma mensagem que atenda aos diversos objetivos do marketing. Tem por propósito vender um produto, espalhar uma ideia ou simplesmente trazer mais visibilidade para a marca. A palavra chave dessa área é comunicar, ou seja, emitir uma mensagem e fazer com que esta chegue até o seu receptor. Envolve a prática de divulgação de mensagens da empresa através de anúncios, com a intenção de influenciar o seu público-alvo a comprar seus produtos e serviços.
DIFERENÇA ENTRE PUBLICIDADE E MARKETING
Marketing:
- Planejamento estratégico
- Identifica e satisfaz as necessidades dos clientes
- Objetivos são mais amplos
Publicidade:
- Divulgação de produto, serviço ou marca
- Campanhas e anúncios criativos
- Objetivos são mais específicos
IMPORTÂNCIA DESSAS DUAS ÁREAS PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS
Apesar de publicidade e marketing não significarem a mesma coisa, seus conceitos estão interligados e para que um funcione perfeitamente, o outro precisa estar bem elaborado. O marketing indica o que precisa ser feito para posicionar a empresa no mercado e a publicidade precisa divulgar essa ideia.
A publicidade, em outras palavras, faz parte do marketing, já que é uma das suas ferramentas. O profissional de marketing tem como função criar estratégias para atender os desejos dos clientes e para isso realiza pesquisas de mercado, estuda o público alvo, entende a comunicação da empresa e produtos e também planeja a divulgação, ou seja, essa divulgação é justamente a função da publicidade, que tem como intuito convencer o consumidor de que aquilo pode beneficiá-lo, levando-o a obter o serviço.
Os dois conceitos estão conectados, pois um depende do outro. O marketing irá determinar o que será feito na publicidade, decidindo dessa maneira quando, como e onde os meios publicitários serão promovidos. E dessa forma, a publicidade se torna um componente fundamental para a influência do trabalho do marketing.
CONCLUSÃO
Concluímos que essa união é fundamental para o sucesso das empresas, já que o marketing tem como objetivo criar estratégias de posicionamento da empresa no mercado e assim conquistar os devidos resultados nos negócios, a publicidade, por sua vez, tem o objetivo de divulgar a ideia. Mesmo que diferentes, se completam, pois no final é preciso que trabalhem juntos para alcançar seus objetivos, embora que por diferentes caminhos.
E aí, preparado para juntar esses dois conceitos e assim fazer a sua empresa obter sucesso?