Primeiramente antes de começar o assunto precisamos entender, de fato, o que é Femvertising. Esse termo surgiu em 2014 e vem da junção de duas palavras da língua inglesa. Feminism (feminismo) + advertising (propaganda). Ou seja, são propagandas que valorizam o emponderamento feminino e tentam desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino e os posicionamentos diante das questões culturais.
Cada dia que passa, as mulheres vêm ganhando um espaço significativo em vários segmentos diferentes. Seja no mercado de trabalho ou até em questões próprias, podemos observar essas mudanças também nas propagandas publicitárias, na qual o feminismo está cada vez mais impregnado em campanhas deste ramo em questão. Ao redor do mundo, mulheres estão na luta pela desconstrução de uma falsa imagem feminina desenvolvida nos primórdios da publicidade, que até hoje é propagada, assim como, pelo extermínio da sexualização e objetificação da mulher como moeda de venda.
Lembrando que, o feminismo não é o antônimo de machismo ok? O Feminismo é a luta pela igualdade entre os gêneros (feminino e masculino) e isso é o que algumas marcas que adotam o femvertising em suas campanhas, vêm querendo explicar corretamente em seus respectivos comerciais televisivos. Mostrar de maneira clara e direta que a mulher não deve ser vista apenas como um objeto de desejo masculino, mas sim, como uma figura forte e empoderada que merece, além de tudo, ser respeitada. Em resumo, o Femvertising é a luta por uma publicidade voltada às mulheres que realmente as faça sentir representadas, sem estereótipos, fantasias, perfeições inalcançadas ou machismos velados.
Levar o empoderamento feminino para as mídias digitais é uma excelente forma de gerar debates em torno desse tema que ainda é visto como algo negativo e indispensável dentro da nossa sociedade. Além disso, abrir espaço para conteúdos confiáveis voltados ao feminismo é extremamente importante e necessário para criar uma conscientização em torno de uma população que ainda não possuí uma vasta informação sobre o assunto.
Marcas que valorizam as mulheres e desenvolvem campanhas publicitárias com: poucos retoques ou manipulação nas imagens, biótipos representativos, diferentes idades, rostos e raças, percebem um aumento significativo em suas receitas ao abordar a verdadeira imagem feminina longe dos padrões estabelecidos ao longo dos anos. A seguir, separamos alguns exemplos bem claros e corretos de Femvertising.
Always #TipoMenina – Continue Jogando.
Always – O que significa: fazer as coisas Tipo Menina?
Barbie – Imagine the possibilities.