Você já deve ter visto por aí marcas compartilhando conteúdos nas Redes Sociais ou campanhas de sucesso associadas a algum assunto do momento ou data comemorativa, não é mesmo?
Aproveitar as oportunidades que acontecem no mundo para aumentar o “buzz” de uma marca, produto ou serviço, é o que chamamos de Marketing de Oportunidade.
Se você quer saber o que é, porque compensa investir e quais são as principais vantagens, continue a leitura!
O QUE É MARKETING DE OPORTUNIDADE?
O marketing de oportunidade é uma estratégia que as empresas utilizam para promover a sua marca, os seus produtos ou serviços por meio de um fato, tendência, datas comemorativas ou ação realizada pelos concorrentes. Essa estratégia contribui com o famoso “buzz”, em que é possível aumentar a visibilidade e as vendas dos negócios.
POR QUE COMPENSA INVESTIR?
Compensa investir porque essa estratégia possibilita uma aproximação com o público por meio dos conteúdos e campanhas desenvolvidas, além disso, possui um baixo custo, pois normalmente, só é preciso estar atento aos novos “memes”, movimentos e virais, e desenvolver o design e conteúdo claro com criatividade.
EXEMPLOS
O primeiro exemplo diz respeito à repercussão da turnê comemorativa de Sandy & Júnior, que marca o reencontro da dupla doze anos após sua última série de shows. Com esse marco, o MCDonald ‘s entrou na onda e produziu um combo para lá de especial, de um jeito simples e super criativo.
O segundo exemplo é a do Big Brother Brasil 2020, mais especificamente sobre a cantora e atriz Manu Gavassi, que planejou as suas postagens nas mídias sociais durante o tempo de confinamento na casa. Seus posts foram super bem pensados, e publicados simultaneamente em ordem cronológica, gravados no formato de IGTV, com total interação do público, tratando de diversas situações que Manu passaria na casa.
A partir dessa estratégia, ela conquistou diversos seguidores com seu carisma, chegando a grande final do programa. Além de seus fãs, atingiu outros espectadores do reality, que foram conduzidos pela cantora a assistirem o clipe de uma música lançada por ela no confinamento.
Os seus vídeos serviram como uma forma de união de sua torcida e também como um potencializador do desempenho da participante na competição, trazendo assim, audiência para o seu clipe, alavancando a carreira aqui fora.
COMO APLICAR O MARKETING DE OPORTUNIDADE NA SUA EMPRESA?
- Tenha um planejamento, conhecimento e domínio do seu produto;
- Conheça o seu público e esteja em sintonia com ele;
- Escolha o melhor canal para obter mais retorno – esteja onde o seu público está;
- Evite misturar assuntos que não tenham relação com a sua persona;
- Seja original e criativo;
- Acompanhe as mudanças do mercado.
PRINCIPAIS VANTAGENS
- Repercussão instantânea;
- Baixo custo;
- Alcance dos conteúdos publicados.
CONCLUSÃO
Aprendemos aqui que o Marketing de Oportunidade é uma chance única que, se utilizada estrategicamente pelas empresas, por meio de um determinado momento ou evento particular, pode aumentar o buzz, atrair muitos clientes e vender muito!
E aí, preparado para aproveitar as oportunidades do momento?