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Marketing Político: o que é, qual sua importância e quais são as principais estratégias

-
Marketing, Publicidade, Redes Sociais

Você já sabe em qual candidato vai votar nas próximas eleições? Essa é uma decisão muito importante para o seu futuro e o de outras pessoas, por isso, nesse processo de escolha, mesmo que você tenha afinidade com o candidato ou ele seja popular na sua comunidade, é preciso conhecer quais são valores, preocupações, carreira, histórico de vida, postura ética, propostas, partido e quem são os seus correligionários.

Para que essas informações cheguem até você, é imprescindível que haja um trabalho do outro lado também, e isso vai além de distribuir santinhos, criar outdoors, visitar as comunidades e fazer propaganda eleitoral na TV ou no Rádio. Aqui, estamos falando de uma estratégia de Marketing Político bem definida, que abrange tanto a mídia off quanto digital, com conteúdos relevantes para os públicos.

Em casos extraordinários, como a pandemia da covid-19, é preciso fortalecer ainda mais essas ações por meio das mídias sociais.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

 

O que é Marketing Político e qual a sua importância?

 

De acordo com Rubens Figueiredo, autor do livro Marketing Político e Persuasão Eleitoral, o Marketing Político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo adequar um candidato ao seu eleitorado, ou seja, por meio de estratégias responsáveis, conhecer melhor seu eleitorado, entender suas necessidades e ouvir o que tem a dizer para que haja um alinhamento do seu discurso à prática.

Há candidatos que intensificam seus relacionamentos somente em época de eleições, e outros que se posicionam constantemente, compartilhando suas atividades, respondendo dúvidas e interagindo com sua rede. Saiba que essa última estratégia é a mais adequada para que tenha mais visibilidade e credibilidade com suas conexões, afinal, os que já têm sua confiança irão gerar conteúdos de forma espontânea em seu círculo social ou mesmo em suas Redes Sociais, deixando de ser apenas um mero espectador, mas participantes ativos que contribuirão com a campanha eleitoral.

 

Quais as principais estratégias do Marketing Político?

 

1.Desenvolva sua marca

 

Assim como toda empresa tem sua marca, com o político não seria diferente: aqui, é preciso que o candidato construa seu posicionamento, de que forma ele quer ser visto, com quem ele quer falar, quais são os diferenciais e os problemas que ele quer resolver. Um bom começo é fazer pesquisas com os cidadãos e estudar os dados obtidos para que a comunicação seja mais direcionada.

Para que seja essa construção seja efetiva, é fundamental contratar profissionais ou agências especializadas em marketing político para desenvolver a estratégia de branding, um trabalho de gestão de marca com o objetivo de gerar uma conexão alinhada ao posicionamento e valores.

 

2.Construa sua comunidade

 

Como citamos anteriormente, quando se constrói um relacionamento com diálogo e transparência, à médio e longo prazo, é possível conquistar a confiança do eleitorado. Portanto, é preciso que o político se aproxime das pessoas, saiba escutar, seja acessível, conquiste a confiança e aos poucos, crie uma comunidade engajada ao redor desse mandato.

Com o uso das mídias sociais, é possível ampliar esses contatos e criar grupos no Facebook, Instagram e WhatsApp, uma oportunidade para que os eleitores tenham um canal aberto de comunicação e informação.

 

3.Crie conteúdos relevantes para seu eleitorado

 

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco criar e distribuir conteúdos relevantes para as pessoas, como artigos para blog, e-mail marketing, posts em Redes Sociais e e-books. Com essa estratégia, o político consegue educar as pessoas com material de qualidade, explicar qual a importância de projetos e falar mais sobre suas propostas, um ótimo caminho para fortalecer sua reputação e aumentar o alcance de novos membros para sua comunidade, já que conteúdos ricos tendem a ser compartilhados facilmente.

 

4.Esteja presente nas redes sociais

 

Quem não é visto, não é lembrado! Neste tópico, é fundamental fazer uma pesquisa e identificar em quais canais o eleitorado está presente e ter constância em aparecer e produzir conteúdos para a comunidade – não somente em época eleitoral, mas ao longo da vida política.

 

Conclusão

 

Como você percebeu, as estratégias de marketing político precisam ser direcionadas ao seu eleitorado, e que o político crie sua comunidade, esteja presente nas mídias sociais e produza conteúdos relevantes com frequência. Essas práticas contribuirão não só com sua reputação na política, como também possibilitará que o eleitor tenha mais informações sobre seu futuro candidato.

Vai ser candidatar e ainda não tem uma estratégia? Nós podemos te ajudar! Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp: (11) 96952-7031

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