INTRODUÇÃO
Antes de começarmos o nosso principal assunto, você deve se perguntar: Quem a minha marca quer alcançar? Para quem produz conteúdo? Com quem pretende se comunicar? Quem deseja educar, entreter e converter? Ou seja, quem é a sua persona?
Já que sabemos que toda estratégia de marketing é direcionada para seus clientes, a nossa responsabilidade é pensar em como produzir um post para o blog ou criar um layout de um site para atender as pessoas. Uma tarefa nada fácil. Por este motivo, diversas marcas criam uma buyer persona, um personagem fictício que representa os clientes da empresa, com base em dados reais sobre este público.
Para saber mais sobre o que é, para que serve e como se cria uma persona, continue lendo este texto.
O QUE É?
A persona se caracteriza como um personagem fictício baseado em dados e comportamentos reais, que simboliza o cliente ideal de uma empresa ou marca. Pode ser conhecido também como buyer persona ou avatar. Esta persona irá orientar a criação de conteúdo e de Marketing Digital.
Ela é criada a partir de diversas características como hábitos e interesses, gênero e faixa de renda. Quanto mais a empresa realiza perguntas sobre seu público, mais perto do perfil do cliente ideal estará.
QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?
Ela é importante para atingir as pessoas certas, fazendo-as se conectar com a sua marca.
Ao criar uma persona alinhada com o seu cliente, isso nos traz uma aprofundada concepção sobre os gostos e interesses e o mais relevante: o que procuram.
PARA QUE SERVE?
Uma persona serve para:
Aprofundar o conhecimento sobre o público
Entender o valor do seu produto para o público
Definir os canais de comunicação com o público
Definir pautas do marketing de conteúdo
Definir a melhor linguagem e tom de voz
Otimizar a experiência do usuário no site
COMO CRIAR A PERSONA?
A criação de uma persona é um processo. Não é possível sair descrevendo alguém que você acha que represente seus clientes. Para que a persona cumpra o seu verdadeiro papel é necessário que esta seja resultado de pesquisa, análise e construção. Também é fundamental seguir este 5 passos:
- Coletar dados de clientes
- Realizar perguntas a esses clientes
- Analisar os dados coletados
- Estruturar a persona
- Compartilhar a persona com a equipe
CONCLUSÃO
Podemos concluir que, ao se pensar de forma estratégica na criação da sua persona para sua empresa é possível identificar o público que deseja conquistar, ou seja, o seu cliente em potencial. O grande segredo para ter uma persona ideal é se dedicar à fase de pesquisa para que você possa obter respostas satisfatórias. Afinal de contas é para a persona e pensando somente nela que todas as suas ações devem ser propostas porque quando o público passa a ser representado por uma única pessoa, fica até mais fácil entender os seus desejos, suas dores e necessidades e ainda perceber como a marca pode dar algum valor à sua vida. Afinal, as personas são um instrumento de empatia para o marketing.